Inbound Marketing

Uma metodologia para conquistar mais clientes e gerar mais vendas

Com 98,9%, das pessoas iniciando suas buscas online, estar bem posicionado no Google com conteúdo relevante permite se tornar referência no assunto, conduzindo o público de interesse numa jornada determinada pelos objetivos de marketing orientado para vendas.

O termo Inbound Marketing é uma categoria do marketing digital que pode ser definido como marketing de atração, em que a busca pela empresa parte do cliente motivado pelo assunto de interesse de forma interpessoal. Ou seja, é uma estratégia direcionada para vendas que garante sucesso nos negócios por meio de conteúdos agradáveis – ao contrário do marketing tradicional.

Esse comportamento de pesquisa por aquilo que se deseja, permite a elaboração de ações automatizadas com o intuito de atrair o potencial cliente para seu site e, a partir dessa atração, começar um trabalho de relacionamento com esta pessoa por meio de conteúdos personalizados e integrados.

Com o objetivo de atrair e educar a audiência e potenciais clientes sobre o segmento de sua empresa, é natural transformá-la em referência sobre os assuntos relacionados ao seu mercado de atuação, influenciando na decisão de compra de futuros clientes.

A principal diferença entre o marketing tradicional e o Inbound Marketing é que a procura pela empresa é feita pelo cliente.

A diferença entre o real e o virtual, entre o offline e o online, está cada vez mais tênue. A internet está presente em praticamente todos os lugares e nela acontece a primeira pesquisa por informações sobre qualquer tipo de produto ou serviço, entre outros assuntos. Com a evolução da internet cada vez mais móvel, somos capazes de ter um relacionamento personalizado e frequente com o cliente, já que cada vez mais as pessoas utilizam diferentes canais online – em diferentes dispositivos – como forma de comunicação e de busca por informação.

➞ 93% do processo de compra começa com uma busca online. Isso nos mostra que marcas que não atuam corretamente na Internet estão perdendo vendas.

➞ 70% do processo de aquisição de um produto é realizado isoladamente, bem antes de o cliente entrar em contato com qualquer indivíduo da sua empresa.

➞ 77% dos consumidores brasileiros têm sua decisão de compra impactada pela preferência dos amigos nas redes sociais, segundo pesquisa realizada pela PwC.

Por essas razões, toda empresa pode utilizar conceitos de Inbound Marketing como método, usando conteúdo para compartilhamento de informações e reforço da marca. Apesar da diferença, o Inbound Marketing atingiu em pouco tempo patamares que o marketing tradicional demorou para alcançar, principalmente por usar a tecnologia de forma humanizada de acordo com as motivações de cada usuário.

No Inbound Marketing, a área de marketing da empresa é um centro de investimento, e não um centro de custo.

O motivo para a afirmação acima é que todas as ações de Inbound Marketing podem ser mensuradas. É possível saber exatamente quantas pessoas visualizaram, converteram ou compraram em cada campanha por meio de ferramentas de análise, e com o conhecimento dessas importantes informações é possível otimizar as campanhas para ter um melhor retorno sobre o investimento (ROI). A mesma razão pelo qual as empresas mais inovadoras do mercado têm usado o Inbound Marketing como estratégia de aquisição de clientes.

As principais vantagens do Inbound Marketing

➞ Aumentar a visibilidade de seu negócio
➞ Atrair clientes em potencial
➞ Diminuir o custo de aquisição de clientes
➞ Tornar sua empresa referência no mercado
➞ Otimizar o funil de vendas, tornando os resultados previsíveis e crescentes ao longo do tempo.

As  etapas do Inbound Marketing

A metodologia do Inbound Marketing segue uma sequência lógica de etapas em que toda a estratégia de sucesso passa pelas seguintes fases:

➞ Atrair visitantes qualificados
➞ Converter esses visitantes em Leads (contatos)
➞ Relacionar-se com os Leads para avançá-los no funil de vendas
➞ Vender para os Leads mais quentes e qualificados – potencial cliente
➞ Analisar os resultados para otimizar todo o processo.

Etapas que se complementam de forma inteligente, trazem excelentes resultados quando aplicadas de forma coerente e estratégica, aumentam a quantidade de novos clientes e reduzem o custo na aquisição dos mesmos. Isso porque o Inbound Marketing é mais barato (62%) que o o Marketing Convencional. Uma máquina de crescimento previsível e escalável.

Não ter uma estratégia de Inbound Marketing para sua empresa pode ser um fator determinante para você ficar atrás de seus concorrentes que já estão aplicando a metodologia.

Os simples fatos de as pessoas estarem sempre procurando soluções para seus problemas nos sites de buscas, lendo mais e-mails em diferentes dispositivos e navegando por mais tempo nas redes sociais são prerrogativas para que sua empresa não fique de fora.

Como acontece o Inbound Marketing

Para que toda a estratégia funcione, é necessário que cada etapa esteja bem organizada e separada de acordo com cada função do funil de atração – que resulte na conversão em vendas do seu produto ou serviço. Desde um site estruturado, ferramentas ativas de análise do Google, uso correto de palavras-chave e SEO, alinhamento das redes sociais, newsletters segmentadas e com entregabilidade e conteúdos relevantes para seu público de interesse. É importante o funcionamento integrado dessas ferramentas de marketing digital para criar um vínculo de relacionamento permanente.

Mas como criar conteúdos que sejam realmente interessantes ao cliente e que correspondam ao seu negócio?

  1.  Entenda muito bem o seu público
    Quem é esta pessoa, que tipo de conteúdo gosta de ver, ler ou assistir, em que dias e horários da semana ela está online, por onde acessa e o quê acessa, até quais seus hobbies pessoais e profissionais.
  2. Tenha ideias viáveis de conteúdos
    É inevitável agir de acordo com o próprio conhecimento e entendimento da empresa, com os assuntos mais buscados e mais comentados (até mesmo em concorrentes) e descobrir o tema ideal por meio de ferramentas de buscas e de palavras-chave.
  3. Produza conteúdos de qualidade
    Descubra o tamanho ideal dos textos de acordo com os diferentes propósitos do funil de vendas, defina a a periodicidade correta para o seu cliente interessado e apresente um diferencial.

Competência

Somos uma agência especializada em marketing digital, utilizamos a metodologia de marketing e vendas inbound na atração de clientes, conectando empresas com seu público de interesse para gerar mais vendas. Conte com nossa especialidade para:

➞ Captar mais clientes
Aumentamos o fluxo de visitas gerando leads (contatos) e informações para que sua empresa capte mais clientes.

Aumentar o lucro
Aumentamos a eficiência de empresas e marcas através do nosso conhecimento e metodologia, como também a rentabilidade dos negócios de sua empresa.

Monitorar as métricas
Monitoramos dados e comportamentos de pessoas em tempo real, para desenvolver ações cada vez mais assertivas para sua empresa.

Otimizar os resultados
Analisamos dados e métricas de sua empresa, aumentando a performance através de ações inteligentes de marketing digital.

Inbound Marketing, o guia definitivo de atração e vendas

Automação de marketing significa entender e agir de forma personalizada e escalável com as pessoas que interagem com sua empresa, e nos diferentes canais online. Preparamos um material para que você conheça em detalhes a metodologia do Inbound Marketing.

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