Estas cinco mulheres têm papel crucial para a evolução do design gráfico mundial. Saiba quem são!
PAULA SCHER
Nascida em 1948, Paula é a designer gráfica americana que ficou conhecida por ser a primeira mulher a participar da Pentagram – empresa de design com escritórios em vários locais dos Estados Unidos. Começou sua carreira nos anos 70 e ganhou visibilidade nos 80 por conta de sua aproximação muito eclética à tipografia. Em meados de 90, sua identidade para o Public Theater de Nova Iorque estabeleceu uma simbologia totalmente nova no âmbito das instituições culturais.
Nascida em 1954, Susan é doutora em Arte pela Universidade de Nova Iorque e foi uma das pioneiras no desenho de pixels. Concebeu várias fontes, ícones e diversos materiais de marketing para o sistema operacional do Macintosh, o Mac OS, nas suas primeiras versões de 1984. Assim que saiu da Apple, em 1985, obteve sucesso como designer gráfica independente trabalhando com clientes como a Microsoft e IBM. Recentemente, o Museu da Arte Moderna de Nova Iorque, o MoMA, começou a adquirir esboços e anotações dos blocos de notas de Susan.
Ray – Bernice Alexandra Kaiser Eames, nasceu em 1912 na California. Estudou pintura expressionista abstrata em Nova Iorque e foi uma das fundadoras do grupo American Abstract Artists em 1936, tendo exibido obras na sua primeira exposição um ano mais tarde no Riverside Museum em Manhattan. Ray e seu marido Charlie são pioneiros na utilização de inúmeras técnicas na arquitetura e design mobiliário.
Todos os móveis criados pelo casal criam composições modernas e estilos super interessantes; as primeiras peças de design que fizeram sucesso foram cadeiras Lounge Chair and Ottoman, poltronas mundialmente populares por suas formas contemporâneas, conforto e elegância, por volta de 1956. Já em 1979, o Royal Institute of British Architects homenageou o trabalho de ambos com a Medalha de Outro.
Renomada brasileira que fez sucesso nos Estados Unidos. Bea foi estudar desenho em Nova Iorque, logo após a formatura, a designer voltou ao Brasil e lançou sua carreira por aqui e estreou o Estudio G, especializado em cartaz, álbum gravado e design de livros. Retornou à Nova Iorque e mais tarde foi nomeada co-diretora de arte da revista Harper’s Bazaar com 25 anos. Dez anos depois tornou-se a primeira diretora de arte da Ms Magazine, a revista do movimento de liberação feminina. Feitler também redesenhou o formato da Rolling Stone duas vezes: em 1977 e 1981, quando mudou de tablóide para o formato atual da revista.
Você não vai acreditar. Carolyn Davidson era uma estudante de design da Universidade Portland State, nos EUA. Seu professor Phil Knight trabalhava como assistente de contabilidade e era um pequeno empresário da Blue Ribbon Sports, empresa precursora da Nike. Sabendo da necessidade de dinheiro da garota, o professor a contratou para desenhar o logotipo da marca. E por 35 dólares Carolyn apresentou a ideia do Nike Swoosh, a marca de “check” ou “correto” que indicava movimento e velocidade, mas infelizmente Knight criticou seu trabalho. Ela se formou em 1971 e conseguiu um emprego na Nike onde permaneceu até 1975 quando decidiu tornar-se freelancer. Conseguiu vários trabalhos graças ao seu histórico na empresa que essa altura do campeonato já havia se tornado mundialmente conhecida.
Em 1983, Carolyn recebeu o reconhecimento merecido pela criação de um dos logotipos mais famosos da história. A Nike a presenteou com uma festa surpresa, lhe deu um anel de ouro e diamantes no formato do Nike Swoosh e 500 ações da empresa que nunca foram mexidas e hoje somam um total de 500 mil dólares.
A imagem de capa desta matéria é do perfil do Flickr WOCinTech Chat, criado em maio de 2015 com a ideia de encontrar e falar com outras mulheres da indústria tecnológica. Saiba mais.