Após uma maratona de imersão no maior evento de marketing digital e venda da América Latina, o terceiro e último dia do RD Summit 2018 não deixou nem um pouco a desejar e nos fez refletir sobre o comportamento do usuário, a partir de experiências online aliadas ao offline.
Para completar nossa disneylândia do marketing digital (termo utilizado pela Forbes), várias celebridades com forte presença online nos prestigiaram como Marcelo Tas, Glória Maria, Guga Kuerten e a icônica Gretchen, rainha dos memes.
Simplificando a jornada do consumidor por Tim Ash – CEO da SiteTurners
Se 95% das nossas decisões são automáticas, porque complicar no momento de uma compra? É sobre isso que Tim nos indagou. A jornada do consumidor deve ser cheia de conhecimentos, conteúdos e interações, mas ao chegar no momento da decisão de compra – é primordial que facilite a vida do seu cliente.
Ele nos contou sobre os melhores gatilhos para atingir o cérebro de imediato como disponibilizar poucas opções de produtos/serviços, caprichar no visual das imagens e vídeos e atentar-se aos preços – sempre começando pelos mais baixos, com atração pelas formas de pagamento.
“As pessoas são preguiçosas, impacientes e gostam de escolhas simples” – Tim Ash
Tendências de Otimização por Maryna Hradovich — Vice-Presidente de growth da SEMrush
A Maryna nos trouxe as principais tendências sobre SEO para 2019: inteligência artificial, mobile e pesquisas por voz. Ou seja, as tecnologias ficarão cada vez mais acessíveis aos usuários e dessa forma, as marcas devem se empenhar para otimizar sua comunicação.
Essa inovações acontecem de forma totalmente orgânica, sendo que quanto mais simples e instantâneo melhor. Outro ponto de importância, é o entendimento dos métodos de buscas do seu público.
“Eu não estou dizendo que SEO básico não importa, mas precisamos pensar no futuro, e mobile já está aqui. Se você não estiver pensando em dispositivos móveis antes do desktop, você já perdeu” – Maryna Hradovich
Soluções Criativas por Marcelo Tas
Tas nos falou sobre a importância de manter um portfólio de comportamentos e interesses acerca de tudo. Exatamente! Para dialogar com o seu cliente, é precisa ouvi-lo e compreender o seu universo. Esse é um dos problemas enfrentados pela era digital e pode ser solucionado com o esforço de interpretação dos fatos.
É essencial construir as personas ideais para o negócio e encarar todos os pontos de vista, saindo da polarização. A partir daí, consegue-se construir ideias sólidas, direcionadas e com soluções criativas.
“Saber fazer perguntas é a chave para entender o cliente” – Marcelo Tas
Humanização e Inclusão por Fernando Kimura
O especialista em neuromarketing e inovação em comunicação usou de todos seus artifícios para nos demonstrar o conceito de humanização e inclusão, fator de grande relevância no marketing digital atualmente.
Por meio de imagens, vídeos, músicas e outros elementos, Fernando fez provocações quanto a nossa relação com o consumo. O que te faz comprar? Muito do que consumimos está relacionado ao que somos e vivemos. Sendo assim, as marcas que seduzirem o inconsciente do cliente a ponto de compreender o que faz sentido na vida das pessoas, terão mais sucesso. E isso vale para todos os públicos que um negócio possa atingir, visando a imensa diversidade e gostos de cada um.
“Inovação requer mais que dinheiro, requer ousadia” – Fernando Kimura
Citações interessantes do 3º dia
“Experimentar é quebrar a cara. A gente só quer o lado A, mas também tem o lado B. A vida é feita dos dois” – Glória Maria
“A agência ou o cara do marketing não são uma bola de cristal que você contratou. Ou vocês trabalham juntos, ou não dá” – Fabio Ricotta
“Não tenha tanta certeza sobre alguma coisa que isso te impeça de ter algo ainda melhor” – Manuela Lenzi
“Mantenha o cliente no centro de tudo o que você fizer” – Leonardo Saroni
“A atenção do visitante está cada vez mais dispersa. Em uma Landing Page, você tem sete segundos para explicar qual é a sua oferta” – Rafael Damasceno
“A gente sempre quer a recompensa, saber onde vai chegar, a ponto de querer tanta resposta que esquece de fazer. As etapas do caminho são fundamentais” – Guga Kuerten
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Terminamos mais uma edição do RD Summit com as ideias renovadas e a certeza da atenção constante às transformações digitais e às pessoas que vamos atingir. O marketing digital se renova a cada dia e para ser diferente, entendemos que cada processo deve ser executado pensando sempre no sucesso do cliente.