Sabemos que a internet, além de uma grande aliada para compras on-line, também é responsável em levar os consumidores às lojas físicas. O Google, grande parceiro nas pesquisas sobre produtos e serviços, é peça fundamental em nossas estratégias de marketing digital e lança o Local Inventory Ads.
A integração do online e do offline em diversos segmentos tem atingido bons resultados em nossas campanhas. As vendas de um cliente com e-commerce triplicaram nas lojas físicas no período de campanha específica para posicionamentos do Google engajado com as lojas físicas e a virtual.
A grande novidade é que a plataforma de buscas pode ir muito além com o Local Inventory Ads, ferramenta que mostra o estoque real da loja física mais próxima do consumidor e em tempo real.
Já se deparou com um produto on-line e quando decidiu ir até a loja, o produto estava esgotado? Em média, os consumidores brasileiros realizam 39 pesquisas antes da decisão de compra, porém muitos preferem realizar a aquisição presencial, por confiança ou por precisar do produto de forma imediata. Por isso que a integração do real com o virtual é tão importante.
‘Quem é visto, é lembrado’. Nessa linha de raciocínio que identificamos como os e-commerces são poderosas ferramentas de compras. O consumidor está conectado e quer praticidade. Mas não é só isso, para que a loja virtual traga bons resultados, é fundamental uma boa estratégia de comunicação aliada às funcionalidades do Google, a maior plataforma de buscas atualmente.
Imagine agora, se o consumidor puder verificar o estoque real da loja física e da virtual com a possibilidade de escolher suas preferências?
O Local Inventory Ads – LIA – pretende ser uma das tendências do varejo em 2018, auxiliando ainda mais o consumidor no momento da compra. A ferramenta age no Google Shopping como um anúncio que demonstra o estoque real das lojas mais próximas dele. Quando clica no anúncio, é direcionado para uma página da sua loja hospedada no Google, sua vitrine local.
Os usuários podem visualizar o estoque das lojas físicas de três maneiras:
A primeira empresa a utilizá-lo no Brasil é o Magazine Luiza, em que cerca de 80% dos consumidores pesquisam o produto na internet antes de efetuar a compra. O anúncio irá garantir mais praticidade e satisfação, sendo que o processo final envolve o contato presencial do cliente com a mercadoria.
Além da visualização do estoque, o usuário pode entrar em contato com a loja clicando no ícone do telefone, traçar uma rota no Google Maps ou preferir comprar on-line.
As principais vantagens do LIA são:
De acordo com o Google, 18% das buscas em smartphones terminam em uma compra no mesmo dia, em comparação com 7% para pesquisas não localizadas.
A taxa de clique médio é de 5% maior para anúncios com multicanais de ofertas.
A ferramenta continuará em fase de testes com grandes empresas brasileiras para depois ficar disponível para todo comércio varejista.
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