Nos dias 01 e 02 de maio aconteceu a F8 2018, conferência anual do Facebook voltada para desenvolvedores. No evento, foram anunciadas novas ferramentas e formas de integração entre as redes sociais, além de uma mudança de estratégia: se antes o foco era criar uma rede mundial de informações, o objetivo agora visa criar uma rede local, onde você possa interagir mais com seus amigos e conteúdos diretamente ligados aos seus interesses com informações irrelevantes ao seu meio.
Mark Zuckerberg, que falou pela primeira vez após a polêmica do vazamento de dados, ressaltou a responsabilidade em garantir que as redes sociais sejam usadas para as boas causas, considerando o poder que elas possuem.
Separamos os principais destaques das novidades anunciadas no evento, confira:
No Facebook, a já anunciada mudança de priorizar as publicações de seus amigos e diminuir o feed de páginas e grupos foi um dos destaques, a ferramenta também irá priorizar notícias que tragam conteúdo local com o intuito de aproximar você ao seu círculo de amizades que possa te interessar. A criação da aba Grupo também permite a melhor separação dos tipos de conteúdos apresentados no feed.
Respostas a crises poderão ser compartilhadas em tempo real, como ruas interditadas com fotos e vídeos do incidente, tornando mais fácil a atualização em tempo real.
O objetivo é criar uma conexão entre todos os seus aplicativos favoritos, tornando mais fácil o compartilhamento de conteúdos entre as redes sociais. Será possível, por exemplo, compartilhar a música que você está ouvindo no Spotify diretamente no Instagram Stories.
Outro recurso que será implantado é o de videochamadas em grupo no WhatsApp e Instagram, possibilitando reunir mais de uma pessoa na conversa.
Foi anunciado que o Facebook está trabalhando em uma ferramenta que tornará possível excluir todo o seu histórico de busca na rede social, sem que este seja armazenado por terceiros, a ferramenta denominada “Clear History” também permitirá que você saiba quais os dados de websites e aplicativos de terceiros coletaram do seu perfil.
Proporcionando a imersão do usuário, a realidade virtual ganha mais força. Os desenvolvedores agora terão mais liberdade para criar conteúdos voltados ao uso desse recurso, como a criação de filtros no Instagram, interação com produtos pelo Messenger, compartilhamento de fotos em 3D e avatares virtuais mais “humanizados”.
Pensando nesse mercado, foi lançado oficialmente o Oculus Go, headset de realidade virtual que contará inicialmente com mais de 1.000 aplicativos, jogos e outras experiências, já voltadas para essa interação futura que irá ocorrer nos aplicativos.
No Facebook, é possível conferir tudo o que aconteceu no evento e ficar atualizado com todas as novidades que estão por vir.
Com as mudanças focadas no usuário e na agradável experiência de navegação entre as redes, o conteúdo que você entrega com relevância e qualidade para o seu público é o foco para o trabalho de especialistas em marketing digital, essencial para adequar a sua comunicação a partir das novas ferramentas.