Entre tantas datas comemorativas durante o ano, o Dia das Mães com certeza é a mais promissora. Propício tanto para as vendas quanto para a construção de valor da marca, pesquisas realizadas pelo Google indicam aumento significativo de buscas online por presentes neste ano, sendo que as compras no digital cresceram 51% em 2017, considerada a data mais lucrativa no primeiro semestre.
O cliente ideal que compra em e-commerces neste período são mulheres, acima de 25 anos, e os interesses variam assim como os tipos de mães. Desde inspirações, presentes criativos e inovadores, presentes baratos e que mexem com o emocional como mensagens e histórias reais. Os principais produtos buscados são roupas, calçados, perfumes, flores e chocolates, em que se presenteia mães, madrastas, sogras, filhas e esposas.
Essa busca por presentes começa com um mês de antecedência à data e o que influencia essa compra são:
Com maior acesso pelos smartphones, de acordo com o Google, a rede social mais utilizada pelas mães atualmente é o Youtube e 87% dessas mães têm até 34 anos e tiveram filhos nos últimos 12 meses.
Mesmo com um e-commerce ativo, este deve estar alinhado com todas as diretrizes do seu consumidor e também com a loja física. Hoje, 137 milhões de brasileiros estão conectados e destes, 111 milhões acessam a internet pelo celular para compra na loja virtual ou como consulta para ir até a loja física, de acordo com pesquisa do Forrester Data Custom.
Quem busca por opções online quer praticidade e imediatismo, e essa velocidade se mede até mesmo ao carregar o site. O brasileiro checa em média 86 vezes o celular ao dia, por isso, geralmente não aguarda mais que três segundos para executar uma ação no digital.
A previsão é de que 150 milhões de brasileiros estejam online em 2021 (Forrester Data Custom). São muitas pessoas para corresponder e atingir com seus produtos e/ou serviços e, exatamente neste momento, que deve-se ter a total atenção quanto aos interesses, segmentação, persona e características fiéis ao consumidor.
Tudo isso se reflete na jornada de compra do consumidor, que passa por micro interações como anúncios, vídeos, interações em todos os momentos do dia.
A melhor solução para esta realidade é uma presença correta no digital, trabalhada com estratégias eficientes interligadas às ferramentas do Google, maior site de buscas do mundo.
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