Uma pesquisa com líderes de grandes indústrias que expõe as tensões, limitações e caminhos para reposicionar o marketing como inteligência de negócio.
Mesmo em mercados cada vez mais técnicos, longos e arriscados, o marketing industrial segue operando como criador de peças, e não como parte da decisão.
Essa pesquisa parte de conversas reais com líderes de marketing, vendas e engenharia para entender o que está travando o avanço do marketing B2B e o que pode destravá-lo.
✔ Tensões estruturais que mantêm o marketing fora das decisões estratégicas;
✔ Os quatro novos papéis do marketing industrial;
✔ Como tornar o marketing relevante para quem decide;
✔ Diagnóstico prático para aplicar no seu próprio contexto.
O conteúdo foi desenvolvido em parceria com o Uplab SENAI, o hub de inovação da indústria, a partir de entrevistas com profissionais das áreas de marketing, comercial e engenharia de indústrias dos setores alimentício, refratário, químico, automação industrial, farmacêutico, agro, reposição automotiva, entre outros.
É resultado de escuta qualificada, análise crítica e prática de quem vive o marketing na indústria.
Em ambientes industriais, a decisão de compra raramente é puramente racional. Ela é simbólica, política, cheia de riscos. O marketing precisa ajudar a organizar esse processo, não apenas ‘divulgar’
— Fábio Fonçati.
Fábio Fonçati é sócio-fundador e diretor-geral da Lampejos, empresa especializada em marketing e tecnologia que atua com marcas e posicionamento estratégico de negócios, e residente do Uplab SENAI, onde desenvolve soluções em marketing e tecnologia para o setor produtivo.
Formado em Publicidade e com especializações em mídias interativas e gestão, atua há mais de 20 anos na interseção entre comunicação, tecnologia e inovação.
Receba o PDF completo com os resultados da pesquisa e comece a aplicar os conceitos no seu contexto. É gratuito, direto e provocador, como o marketing B2B precisa ser.