AVT no controle da geração de oportunidades

Implementação de CRM como estratégia complementar de marketing faz sucesso com a equipe de vendas

Em Novidades sobre Case

Não é à toa que a sigla para Customer Relationship Management (CRM) vem sendo comumente utilizada na era digital. A tão conhecida Gestão de Relacionamento com o Cliente ganha importância em um cenário onde o consumidor é o protagonista e, além do objetivo de conquistar o comprador, essa gestão de marketing, atendimento e vendas aprimora a experiência do usuário, facilita estratégias e demanda processos, destacando o uso da tecnologia a favor da marca.

A AVT, empresa que atua no segmento de incorporação, sabe bem o que é isso e decidiu focar na gestão desses dados, desde a geração até o monitoramento das oportunidades de venda. 

A realidade, até então, desprovida de processos mais eficientes para acompanhamento do tráfego comercial, foi aprimorada com as estratégias implementadas pela Lampejos. A partir da prospecção segmentada de novos negócios, gerada pelas campanhas digitais, o novo processo comercial começou a tracionar, de fato, sendo mais efetivo na gestão do tempo para a realização de novos negócios.

Nesse processo, com a implementação de uma metodologia para aprimorar a gestão dos contatos gerados, a agência conseguiu trazer para a equipe de corretores da AVT o entendimento sobre a gestão unificada em uma plataforma como facilitadora do monitoramento do funil de vendas, o modelo de acompanhamento da qualificação dos novos negócios e a velocidade no atendimento, aspectos que ganharam mais qualidade com o RD Station CRM integrado ao RD Station Marketing, ferramentas essenciais para esse formato de trabalho. 

Ao longo do caminho, ficou evidente que, para melhorar a eficácia do funil de vendas, era necessário controlar e registrar as informações relevantes dos clientes, já que o processo, como um todo, melhora a entrega, de acordo com a necessidade de cada pessoa. A partir do momento que um visitante registra os dados na jornada de experiência, os resultados são bem visíveis e relevantes para que a marca compreenda o comportamento de consumidores potenciais. 

Após a implementação das estratégias de comunicação e marketing, o número de vendas cresceu e, consequentemente, a equipe de corretores foi capacitada com uma metodologia aplicada para melhorar as conversões de vendas. Avanços que permitiram a AVT ter maior previsibilidade ao gerar relatórios precisos sobre quantos interessados eram convertidos a partir do gerenciamento dessas oportunidades.

 

Desde quando iniciamos a utilização do CRM, a principal mudança que eu percebi fazendo o gerenciamento dos ‘leads’ através dele foi na organização do tempo. Além das conversões de todas as propagandas em mídias sociais estarem concentradas, em totalidade, em uma única plataforma, ficou muito mais prático mensurar resultados, entender o motivo das perdas e gerenciar os clientes que estão em andamento através do pipeline, tornando o trabalho, além de prático, ainda mais eficaz.

Rafaela C. de O. Silva
SDR

 

Atualmente, a equipe completa de corretores utiliza a plataforma de CRM após ser treinada e monitorada pela assessoria comercial da Lampejos. Mais que entender, esses números demonstram a relevância do gestor comercial saber interpretar os dados que chegam até o departamento de vendas, o que implica, significativamente, na experiência de compra do cliente e na habilidade do profissional ao fechar novos negócios.

O bom desempenho é reflexo do olhar previsível nos resultados que essa modalidade entrega. Afinal, ao entender as oportunidades geradas, o que está atraindo as pessoas e por que elas desistem de uma compra, a empresa consegue definir perfis, prazos, condições e, o principal: relacionar-se com o perfil ideal de cliente.

Nesse sentido, a automação de marketing e vendas chegou para contribuir com esse sucesso. Através dela, as equipes de vendas da AVT conseguem ordenar prioridades e focar no que realmente importa para conquistar clientes com mais agilidade e eficiência, ao definirem estratégias na jornada do consumidor.  

Tudo isso reflete, positivamente, no relacionamento com os clientes ativos, na comunicação da equipe comercial, na integração dos times de marketing e vendas, no aumento do “ticket” médio, na praticidade do armazenamento de informações, no controle de tarefas e atividades, no foco nos clientes, nos processos de venda, no acompanhamento dos resultados e na gestão do processo com um todo.

Em suma, esses avanços mostram os benefícios do uso de tecnologias adequadas no controle de processos, na geração de “insights” criativos e na tomada de decisões com maior agilidade. Sem dúvidas, um ótimo investimento para analisar os próximos avanços na trajetória de uma organização.