Estratégia em Marketing Digital foi essencial para sucesso da Danny Cosméticos

Com 10 anos de trabalho, marca se tornou referência em seu segmento.

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Sobre a empresa

Fundada em 1978, na cidade de Americana (SP), a Danny Cosméticos é uma mega loja que oferece produtos, equipamentos e cursos especializados na área de saúde e estética.

Hoje está presente em diversas cidades, com centros técnicos, programação semanal para profissionais e amantes da beleza, além do e-commerce com alcance nacional. Mantém parceria com cerca de 300 grandes marcas com portfólio diversificado e qualificado.

O Problema

O marketing offline era a principal estratégia da empresa com foco nas lojas físicas. Com isso, a Danny Cosméticos era conhecida como apenas uma loja de cosméticos na região de Americana (SP). Entre os obstáculos, estava a divulgação de informações para os profissionais e aos amantes de beleza sobre todos os serviços oferecidos como cursos, eventos e consultoria.

Em 2008, a equipe da Danny encontra no marketing digital como possibilidade de expandir seus horizontes e ampliar o modo como são vistos pelos consumidores.

A Solução

A partir desse momento, agosto de 2008, iniciamos um trabalho de longa duração com presença ativa da marca no digital e foco direto no público alvo, com site, criação de conteúdo e newsletter, como lembra Mariella Scuro, diretora de marketing da empresa.

Quando ainda não tínhamos e-commerce, alimentávamos o site com informações institucionais, descrição dos serviços Danny, matérias de beleza e divulgação dos cursos. Porém com o tempo, a plataforma do site se tornou obsoleta e como não era uma versão mobile sua visualização era feita de forma muito complicada e o tempo do carregamento do site era longo demais, o que causava a desistência em acessá-lo.

Então partimos para ideias de plataformas que agregassem todos os serviços oferecidos pela Danny Cosméticos. Através da análise da persona da empresa, o objetivo principal foi pautado através do relacionamento e interação com os clientes da Danny, criando um laço afetivo entre ambos.

Em 2010, viu-se a necessidade de fortalecer a marca nas redes sociais começando pelo Orkut e Twitter até partir para as plataformas atuais do Facebook e Instagram. Outubro de 2011, outro canal de comunicação surge: o Danny Acontece – um blog de novidades, tendências e agenda de cursos disponível aos profissionais de beleza.

Para ficar ainda mais próximo dos clientes, em 2012 publicamos o e-commerce da Danny Cosméticos.

Histórico Danny Cosméticos com o primeiro site em 2008, estratégias com marketing de conteúdo a partir da 1ª versão da revista digital Danny Acontece em 2011, e o e-commerce a partir de 2012, ampliando a área de atuação da empresa.

Os Resultados

Com estratégia direcionada no marketing digital, foi possível alavancar os resultados de forma expressiva.

  • Somente no Facebook, o número dos fãs passaram de 6.806 para 217 mil em 2018.
  • O blog Danny Acontece foi reformulado e relançado em janeiro de 2018, atingindo o recorde de acessos comparado aos últimos 12 meses.
  • Somente de 2015 para 2016, o número de usuários no e-commerce teve o aumento de 235% e a média de 368,45% a mais nas vendas.

A criação do novo blog foi de extrema importância para o relacionamento da Danny com seus clientes, como relata Mariella.

A nova plataforma foi estudada para atender aos diversos canais que existem, seja ele via tablet, mobile ou desktop e também para estratégias futuras de promoção, comercialização dos cursos de automaquiagem e cursos para profissionais da beleza. Além disso, o blog voce.dannycosmeticos.com.br apresenta um rápido carregamento, armazenamento, apresentação de álbuns de fotos e vídeos, interação com as redes sociais e com o nosso e-commerce.

Está tudo interligado. Nesta nova estrutura, o cliente que acessar o blog pode pesquisar com muita facilidade o curso que deseja realizar, encontrar conteúdos sobre beleza, consultar seu saldo do clube Danny, curtir e compartilhar vídeos e interagir com a Danny Cosméticos de forma descomplicada.

Em formato de blog, com divulgação de cursos e conteúdo, integrando todos os serviços Danny Cosméticos, na nova versão da revista digital.

Atualmente, os e-mails marketings da Danny Cosméticos são produzidos a partir de conteúdos que interessam ao público alvo com taxa média de abertura em 18%, integrado ao Inbound Marketing que visa atrair os consumidores com assuntos ricos e estratégicos para se chegar na conversão de vendas. O mesmo intuito de Marketing de Conteúdo é realizado nos outros canais, como nas matérias do blog e publicações das redes sociais.

São quase 10 anos de trabalho com resultados positivos que só evoluem ao longo do tempo.

Estamos muito satisfeitos com o novo blog construído pela equipe Lampejos e em poucos dias do seu lançamento, já comemoramos um recorde de acesso em comparação aos últimos 12 meses do antigo. Nós agradecemos pelo trabalho que realizaram e por toda a parceria.

Mariella Scuro
Diretora de Marketing da Danny Cosméticos

Inbound Marketing

Com 98,9% das pessoas iniciando suas buscas por um sistema de pesquisa online, estar bem posicionado no Google com conteúdo relevante permite se tornar referência no assunto, conduzindo o público de interesse numa jornada determinada pelos objetivos de marketing e vendas.