Enviado em 16.04.2021
Em 1997 eu tive a grata oportunidade de vivenciar pela primeira vez, e nunca mais larguei, o advento da internet.
Um marco na terceira revolução, a digital, imprimindo incríveis mudanças em nosso dia-a-dia como o surgimento dos blogs e os smartphones, pra citar duas delas. A primeira abriu caminho para qualquer pessoa se tornar um editor e a segunda trouxe facilidades enquanto ferramenta e mobilidade.
Em 2010, Ridley Scott produziu o documentário Life In A Day, exibindo o cotidiano de pessoas que participaram livremente com cenas capturadas durante 24 horas do seu dia.
Em 2020, o documentário teve a segunda versão, 10 anos após a primeira e no meio a uma pandemia, momento ideal para registrar histórias sem fronteiras e as circunstâncias que nos conectam nesse momento.
Este salto, entre o berço da internet comercial e o “novo normal” é preâmbulo ideal para agora, quando o número de dispositivos inteligentes se aproxima ao número de toda a população mundial com previsão de aumento para 6,4 bilhões em 2022, conforme pesquisa da Gartner, impulsionado pela mudança para o trabalho remoto, além de outros hábitos na mesma condição.
Agora, quando você percebe que nos últimos meses utilizou mais o pagamento por aproximação do que o seu cartão físico. No Brasil, os pagamentos por aproximação tiveram um crescimento expressivo, de R$ 7,2 bilhões transacionados pela tecnologia sem contato (NFC) em 2019, para R$ 41 bilhões em 2020.
Veja no gráfico. Fonte: Global Payments Report 2021/FIS.
O momento pede pela prática higiênica e o tempo perpetúa pela facilidade e agilidade de uso.
Nos E.U.A. o crescimento foi de 29% em 2020 e, no mundo, o segmento da carteira digital já ultrapassa todas as outras formas de pagamento.
Para se aprofundar, o relatório completo da FIS Global.
Essa facilidade de compra influenciará as gerações futuras, que precisarão pensar no dinheiro como algo físico e tangível, sendo necessário o aperfeiçoamento das habilidades financeiras, assim como a empatia e as habilidades da linguagem corporal.
Hoje, essa geração está em casa vivenciando o potencial das tecnologias, imersas no ambiente virtual com encontros, aprendizagem e trabalho remotos. logo, ter uma noção do que outra pessoa está pensando e se comunicando é uma habilidade que as pessoas precisarão ainda mais.
No presente, a prática muda e o necessário para começar é simples, questão de adaptação, quer ver: você deixa a câmera ligada nas reuniões online?
Em 2030, numa possível terceira edição do Life In A Day, essas novas realidades serão apresentadas na prática.
Quais os desafios que você tem enfrentado nessa nova realidade de comunicação e relacionamentos?
Nós seguimos remotos, desde março de 2020. Caminho sem volta
As novidades, desde a última newsletter, são os projetos de identidade visual para a Ekloda, nova identidade de campanha para OR2U e Chapelaria Vintage, e cases para a Top Team e Vexia, apresentando um aumento de 206% na receita comparado com 2019.
❤
Conteúdo publicado originalmente na Flash!, nossa newsletter mensal sobre transformações digitais. Assine abaixo e receba antes as novidades da Lampejos no seu email, é gratuito.