Retrospectiva 2023

"Para ganhar um Ano Novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo"

Quem assina a Flash! leu antes


 

“Quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial.
Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão. Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos.
Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui para diante tudo vai ser diferente”.

Carlos Drummond de Andrade

 

Quando fundamos a Lampejos, no início do século, mais ou menos nessa época do ano em que estamos agora, você muito provavelmente receberia este poema do Drummond por email. E talvez ainda receba, por WhatsApp, mas dessa vez com uma atualização na autoria.

Acontece que o texto nunca foi escrito pelo urso polar de Itabira. Se o receber atualmente, provavelmente estará assinado pelo jornalista Roberto Pompeu de Toledo. Se você colar a primeira parte do poema no Google verá que a maioria dos resultados trará o nome do jornalista como autor ou a informação de que o texto é erroneamente atribuído ao Drummond. Acontece que o texto talvez não seja do Roberto Pompeu de Toledo. Mas quem o escreveu então?

 

Um convite para relembrar

Antes de NÃO responder esta pergunta o texto tem outras questões a apresentar, que são mais importantes que a autoria.

É sobre a exaustão do fim do ano, de todo ano que seria zerada pelo milagre da renovação. O pseudo-Drummond/Toledo imputa todo o resultado na conta de uma ideia de que tudo será diferente como um elixir para a exaustão e um impulso para o recomeço.

Mas discordo. O cansaço, que se acumula com o ano, carece é de sentido. Nesse momento que o ano tropeça no seu fim, vem da reflexão sobre o que fizemos a motivação para reiniciar. E foi um ano tão especial que não podemos apenas esperar que “daqui pra frente tudo vai ser diferente”.

 

As partes e o todo

Começamos olhando para o todo, o resultado para a Lampejos de tudo o que fizemos juntos com nossos clientes, colaboradores e parceiros: a pesquisa de satisfação dos clientes.

Destaque: Nota Lampejos 9,54

É com muito orgulho que apresentamos a média anual das 3 avaliações que fazemos . Este é um dos nossos indicadores mais importantes ao lado da performance dos projetos. Pode parecer filigrana mas em 2024 vamos em busca de melhorar ainda mais estes índices.

Em nosso caminho, onde atuamos na intersecção entre tecnologia e comunicação, queremos relembrar alguns destaques do ano:

 

Crescimento

O ano de 2023 nos permitiu consolidar as 3 frentes de trabalho da Lampejos como um modelo que nos permite acompanhar todas as necessidades dos nossos clientes e o próprio mercado, cada vez mais dinâmico.

Nova Divisão de Serviços

Aliando tecnologia e estratégia para encontrar e tratar barreiras antes que elas aconteçam, antecipando resoluções e performance, a nova organização acompanha o desenvolvimento do mercado e o nosso próprio desenvolvimento.

 

Núcleo de Mídia e Performance

Desenvolvimento do núcleo de Mídia e Performance para integrar projetos com demandas de planejamento de mídia, independentemente das outras partes do projeto serem realizadas pela Lampejos. Assim como nós o plugamos em nossos projetos, nossos clientes podem fazer o mesmo para ganhar escala em projetos próprios.

 

Automações de atendimento e gestão financeira

Documentação, registro, análise e aprendizado a partir das nossas interações de atendimento e gestão financeira. A automação nos permitiu integrar ainda mais áreas e pessoas que operam remotamente aperfeiçoando um processo que vem das necessidades da pandemia, mas que atingiu o ponto de maturidade e se tornou padrão.

 

Revisão do processo de onboarding

Em 2023 revisitamos nosso processo de onboarding de colaboradores. Um processo que está sempre em beta, em evolução, para formação de times de trabalho na Lampejos. O novo processo acelera a entrada de colaboradores sem reduzir o tempo necessário para o aprendizado e início de operação.

 

Desenvolvimento de gestores e treinamento de colaboradores

Outro destaque foram as iniciativas de desenvolvimento constante de todos nós. A força do nosso trabalho é a força das pessoas que o realizam e estamos sempre olhando para nós mesmos, para como podemos nos desenvolver no geral, mas também naquilo que é particular de cada um para que todos possam se desenvolver. O resultado a gente vê nos trabalhos.

 

Brilhar

Brilhar é a plataforma da Lampejos para mapeamento e contratação de profissionais. Um espaço aberto 24/7 que funciona como um banco de talentos onde há interação com todos para identificar as melhores pessoas para as oportunidades do momento.

 

Confraternização

Também houve tempo para celebrar. Provamos que o trabalho remoto não apenas funciona como oferece novas possibilidades. Sabemos o trabalho que deu para rever processos e valorizamos o que alcançamos, mas abrimos uma exceção onde o remoto não é permitido, nas confraternizações. Juntos, celebramos nossas conquistas construídas remotamente.

 

Eventos

Estivemos como participantes ou público nos mais importantes eventos de negócios, tecnologia e comunicação em 2023:

 

De volta ao pseudo-Drummond/Toledo

Depois de muito pesquisar, não encontrei em nenhuma fonte confiável que o texto seja mesmo do Roberto Pompeu de Toledo. A única prova irrefutável de sua existência fora das caixas de email é esse registro de 2013, quando ele foi apresentado pelo Abujamra no programa Provocações da TV Cultura. Mas mesmo aqui há mais dúvidas do que certezas. 

Descemos às profundezas da internet e continuamos sem saber de quem é o texto. Apesar de ser um assunto que constantemente é rediscutido, ninguém apresentou uma prova indiscutível.

 

Tempestades de ideias e conquistas ☂️

Esperamos que em 2024, neste novo ano, possamos celebrar ainda mais os desafios vencidos com determinação e serenidade. A segurança que temos nisso é fruto das boas relações que cultivamos em 2023.

Deixo ao final um poema escrito, de fato, pelo Drummond, que cabe bem aqui:

 

“Para ganhar um Ano Novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.”

Boas festas e feliz 2024.

Lampejos.


SOBRE A FLASH!

Conteúdo publicado originalmente na Flash!, nossa newsletter mensal sobre transformações digitais. Assine abaixo e receba antes as novidades da Lampejos no seu email, é gratuito.

Crescimento de 367% em novos negócios para a Vexia

Resultados de longo prazo fazem dos canais digitais de Vexia os principais geradores de negócios.

Saiba mais

vamos construir juntos o amanhã

ENTRE EM CONTATO