A equipe da Kantar Media divulgou a edição do Dimension 2018, pesquisa que representa as principais informações sobre a integração do momento atual de profissionais, indústria, marketing e comunicação, além de trazer os maiores desafios da publicidade digital.
Foram entrevistados consumidores conectados e líderes de comunicação do Brasil, China, França, Estados Unidos e Reino Unido para descobrir que a publicidade tem o seu valor e é bem vista pelo público, mas que a falta de criatividade e a repetição incomodam. Saiba os principais pontos desse estudo inédito.
A melhor maneira de saber o que realmente o seu consumidor quer, é extrair todos os dados possíveis e da maneira correta. Em um mundo dominado pelas estatísticas, a pesquisa Dimension identificou que é importante melhorar a relevância da mensagem que queremos passar ao público, com cuidado à privacidade do usuário.
Acompanhar as métricas de cada plataforma é essencial, e os consumidores observaram que essa percepção precisa ser mais apurada. Toda a comunicação online deve ser fácil de acessar, consistente e conectável, aumentado as chances de ser compartilhada.
Segundo o estudo, 21,4% afirmaram que os anúncios podem encorajá-las a falar sobre uma marca nas redes sociais.
Uma tendência que começou bem antes com os anúncios offline. Não é novidade que muita gente ativa bloqueadores de publicidade e evitam ver qualquer tipo de divulgação, mas a pesquisa da Kantar aponta que é possível reverter isso.
65% dos consumidores concordam totalmente ou parcialmente que a irrelevância é uma das principais razões pelas quais eles usam bloqueadores. Ou seja, publicidade relevante aos interesses do consumidor sairá na frente. Para isso, os anúncios devem ser úteis, divertidos e criativos.
38,7% não se importam de fornecer dados pessoais a um site se isso significa mais descontos.
As publicidades pagas são muito importantes, mas no cenário atual do consumidor online vale a pena observar todas as formas de comunicação. Isso vai desde integrar a sua estratégia em diversos canais até dispor de influenciadores, jornalistas e outros criadores de conteúdos.
Nesse meio é importante ressaltar que:
Por isso o conteúdo é tão necessário! A pesquisa também quantificou que em média, quase 3 fontes de conteúdos são consultadas pelos consumidores para um parecer efetivo sobre uma marca.
As novas tecnologias influenciam diretamente nas campanhas publicitárias, sejam elas pagas ou orgânicas. Manter sempre a estratégia de comunicação atualizada com todos os dispositivos e plataformas existentes, é um dos maiores desafios da publicidade digital atualmente.
Dentre os entrevistados da pesquisa Dimension, vê-se que os consumidores usam diferentes tipos de mídias no dia a dia.
Sendo que 71% dos consumidores conectados afirmam usar serviço de streaming de música. E 65% jogam videogames online.
Com esses dados, a pesquisa ressalta que recursos como de realidade aumentada e virtual serão de extrema interatividade, também na publicidade. Como comenta a chief marketing office da Kantar Media, Anna Reeves, ao Meio & Mensagem.
“É necessário contextualizar os dados, trabalhando com insights de credibilidade. As agências, em particular, sentiram que um dos maiores desafios para os anunciantes — como usuários finais de dados — é a necessidade de se tornarem ‘consumidores de dados inteligentes’ que não simplesmente aceitam os números sem pensar em sua proveniência e credibilidade”.
Dessa forma, o estudo concluiu que já existe progressos na publicidade digital, porém necessita de melhorias e criatividade para ser relevante e atingir o cliente ideal.