4 maiores desafios da publicidade digital

Pesquisa revela preferências do consumidor e opiniões de líderes

A equipe da Kantar Media divulgou a edição do Dimension 2018, pesquisa que representa as principais informações sobre a integração do momento atual de profissionais, indústria, marketing e comunicação, além de trazer os maiores desafios da publicidade digital.

Foram entrevistados consumidores conectados e líderes de comunicação do Brasil, China, França, Estados Unidos e Reino Unido para descobrir que a publicidade tem o seu valor e é bem vista pelo público, mas que a falta de criatividade e a repetição incomodam. Saiba os principais pontos desse estudo inédito.

1. Ouvir mais o seu consumidor

A melhor maneira de saber o que realmente o seu consumidor quer, é extrair todos os dados possíveis e da maneira correta. Em um mundo dominado pelas estatísticas, a pesquisa Dimension identificou que é importante melhorar a relevância da mensagem que queremos passar ao público, com cuidado à privacidade do usuário.

Acompanhar as métricas de cada plataforma é essencial, e os consumidores observaram que essa percepção precisa ser mais apurada. Toda a comunicação online deve ser fácil de acessar, consistente e conectável, aumentado as chances de ser compartilhada.  

Segundo o estudo, 21,4% afirmaram que os anúncios podem encorajá-las a falar sobre uma marca nas redes sociais.  

2. Entender quem não curte publicidade

Uma tendência que começou bem antes com os anúncios offline. Não é novidade que muita gente ativa bloqueadores de publicidade e evitam ver qualquer tipo de divulgação, mas a pesquisa da Kantar aponta que é possível reverter isso.

65% dos consumidores concordam totalmente ou parcialmente que a irrelevância é uma das principais razões pelas quais eles usam bloqueadores. Ou seja, publicidade relevante aos interesses do consumidor sairá na frente. Para isso, os anúncios devem ser úteis, divertidos e criativos.

38,7% não se importam de fornecer dados pessoais a um site se isso significa mais descontos.

3. Integrar os canais de comunicação

As publicidades pagas são muito importantes, mas no cenário atual do consumidor online vale a pena observar todas as formas de comunicação. Isso vai desde integrar a sua estratégia em diversos canais até dispor de influenciadores, jornalistas e outros criadores de conteúdos.

Nesse meio é importante ressaltar que:

  • 51% dos consumidores obtêm informações sobre marcas através dos amigos e familiares.
  • 45% dos consumidores obtêm informações sobre marcas por meio de sites de resenha.  

Por isso o conteúdo é tão necessário! A pesquisa também quantificou que em média, quase 3 fontes de conteúdos são consultadas pelos consumidores para um parecer efetivo sobre uma marca.

4. Atualizar para sair na frente  

As novas tecnologias influenciam diretamente nas campanhas publicitárias, sejam elas pagas ou orgânicas. Manter sempre a estratégia de comunicação atualizada com todos os dispositivos e plataformas existentes, é um dos maiores desafios da publicidade digital atualmente.

Dentre os entrevistados da pesquisa Dimension, vê-se que os consumidores usam diferentes tipos de mídias no dia a dia.

Sendo que 71% dos consumidores conectados afirmam usar serviço de streaming de música. E 65% jogam videogames online.   

Com esses dados, a pesquisa ressalta que recursos como de realidade aumentada e virtual serão de extrema interatividade, também na publicidade. Como comenta a chief marketing office da Kantar Media, Anna Reeves, ao Meio & Mensagem.

“É necessário contextualizar os dados, trabalhando com insights de credibilidade. As agências, em particular, sentiram que um dos maiores desafios para os anunciantes — como usuários finais de dados — é a necessidade de se tornarem ‘consumidores de dados inteligentes’ que não simplesmente aceitam os números sem pensar em sua proveniência e credibilidade”.

Dessa forma, o estudo concluiu que já existe progressos na publicidade digital, porém necessita de melhorias e criatividade para ser relevante e atingir o cliente ideal.   

Inbound Marketing

Com 98,9%, das pessoas iniciando suas buscas online, estar bem posicionado no Google com conteúdo relevante permite se tornar referência no assunto, conduzindo o público de interesse numa jornada determinada pelos objetivos de marketing orientado para vendas.