Quem tem medo da LGPD?

Compreender o conceito de privacidade na sua concepção é fundamental para promover uma cultura de proteção de dados pessoais no país

Enviado em 29.09.2021


Compreender o conceito de privacidade na sua concepção é fundamental para promover uma cultura de proteção de dados pessoais no país.

Fundamentada sobre os pilares da segurança da informação que são, a disponibilidade, a integridade e a autenticidade dos dados, a privacidade deve ser garantida pelas organizações através da implementação de soluções tecnológicas e administrativas para se adequarem aos requisitos da lei.

Resumidamente, essa é a LGPD, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. Simples assim!

É tudo tão novo nesse horizonte que a adequação se tornou obrigatória agora, a partir de agosto de 2021, e seu reforço acontece pela aplicação de multas e sanções administrativas para as empresas em desconformidade.

Consentimento ao uso de dados pessoais, infraestrutura independente e encriptação da informação podem ser os primeiros passos no caminho da orientação, conforme essa lista feita pela MIT Technology Review com os padrões técnicos mínimos exigidos pela lei.

Um segundo passo vai além dos padrões, já que o setor econômico da organização, o tipo de atividade em que ela está inserida e o contato com os dados pessoais são fatores que demandam uma análise caso a caso para a encontrar a melhor solução de adequação.

Ainda na trilha da orientação, é válido conhecer as boas práticas consolidadas pelo mercado europeu, onde a lei vigora desde 2018.

Mariá Possobom, especialista em Segurança da Informação com 10 anos de experiência no mercado europeu, faz um panorama sobre a LGPD para a CNN Brasil.

Independente da LGPD, é recomendável ficar atento aos seus dados. as dicas do Guia da Segurança Digital da Wired continuam valendo em seus 3 níveis de atuação: civil, figura pública ou espião. Se você é um deles, vale colocar em prática.

Na Lampejos estamos adequados e seguindo adiante. Estes são os destaques desde o último email:

Desenvolvemos para a Fundação Toyota do Brasil um sistema com uso de inteligência artificial para auxiliar no processo de captação e gestão de novos projetos da instituição.

Ainda para a Fundação, desenvolvemos o site que, além da apresentar um novo posicionamento da instituição e atender os principais recursos de acessibilidade, foi premiado na categoria Mídia Digital do Prêmio Operand.

Para a Porto Seguro Imóveis foi ativada a campanha que comemora os 35 anos da empresa e consolida a sua presença institucional.

A campanha de dia dos namorados para a Chapelaria Vintage trouxe interação com o público através de brindes personalizados para os clientes da marca.

Sobre o tema diversidade, dois novos trabalhos: no mês do orgulho LGBTQIA+ o posicionamento da Vexia tratando sobre a importância da aceitação na era da conexão e, também, a marca que traduz os valores do PDC, o Programa de Diversidade Cultural.

 


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