Significado da palavra E-E-A-T
EEAT é uma sigla para representar os pilares de avaliação da qualidade das páginas da web pelo Google. A é formada pelas palavras em inglês Experience, Expertise, Authoritativeness e Trust, que em português significam Experiência, Especialidade, Autoridade e Confiança, respectivamente.
O buscador tem como objetivo tornar os resultados de busca mais satisfatórios para os usuários por meio de algoritmos cada vez mais apurados. O Helpful Content System é uma das últimas atualizações que privilegia conteúdos úteis escritos por pessoas e para pessoas.
O Google disponibiliza as diretrizes do Search Quality Evaluator Guidelines, um documento completo para avaliação da qualidade das páginas, no qual foi adicionado em dezembro de 2022 o novo pilar de Experiência, representado pelo “E” adicionado à sigla EEAT.
De acordo com o Google, o pilar central é a Confiança, que se refere ao quanto a página possui informações verdadeiras, confiáveis e precisas, construídas a partir da experiência, especialidade e autoridade.
O pilar de Experiência foi adicionado porque o conteúdo será avaliado de forma a priorizar páginas desenvolvidas por pessoas com experiência naquele assunto. O Google acredita que receber informações de alguém que realmente experienciou é diferente e traz um valor maior para o usuário.
Já o pilar de Especialização significa ser reconhecido como bom ou melhor em uma determinada área, e a especialização deve estar presente em todas as páginas de um site. Embora haja semelhanças entre os pilares de Especialização e Experiência, há diferenças entre eles.
O pilar de Autoridade destaca a importância da figura de Autoridade nas páginas, que pode ser privilegiada pelo Google por ser reconhecido na comunidade. Os sites do governo, por exemplo, estão sempre nas primeiras posições quando buscamos por leis, e os sites jurídicos devem contar com especialistas para garantir essa autoridade.
Em suma, a sigla EEAT representa os pilares que o Google considera para avaliar o conteúdo de uma página e entender se as informações são úteis e relevantes para os usuários. É fundamental levem em consideração o EEAT ao desenvolverem suas estratégias SEO, criando conteúdo útil, confiável e de alta qualidade, além de trabalharem na autoridade do site e na experiência do usuário.O conhecimento desses conceitos pode ajudar na melhoria da qualidade do website e na definição de estratégias para conquistar as primeiras posições nos resultados de busca.
Palavras relacionadas ao termo E-E-A-T: